sábado, 13 de julho de 2013

Jogos e brincadeiras para volta as aulas

 JOGO DO BASTÃO    
Jogo de ação com Brincadeira de lançamento de bastões    
Faixa etária: A partir de 10 anos    
Material: Cabos de vassoura ou galhos eretos     
Objetivo: Descontrair e tornar os participantes mais expansivos    
Desenvolvimento: Peça aos participantes que procurem nas imediações um bastão de madeira ou forneça um cabo de vassoura. Em seguida, peça que todos formem um círculo. A distância entre as pessoas deve ser de aproximadamente dois metros. Cada um segura seu bastão na posição vertical e apoiado no chão. Pode-se fazer o comando com palmas: com uma palma, corre-se pela direita ; com duas palmas, o giro se dá pela esquerda; com três palmas a indicação é que todos permaneçam no lugar onde estão. Quem não consegue agarrar o bastão a tempo, sai do jogo. A brincadeira prossegue, até que reste somente um jogador.     
Fonte: Projeto Doces Matas . Brincando e aprendendo com a mata:  manual para excursões guiadas, 2002, Belo Horizonte, p. 77 

NINHO DA ÁGUIA   
Criação de um ponto de encontro e de troca de ideias   
Faixa etária: A partir de 5 anos    
Material: Bastão e gravetos     
Objetivo: Construir um ponto de encontro e de troca de ideias    
Desenvolvimento: Todos formam uma roda  e cada um coloca seu bastão diante dos pés. Peça para que o limite da roda seja aumentado com gravetos secos encontrados na mata. Os gravetos são colocados de forma que os participantes possam sentar-se comodamente no círculo formado. Este espaço representa o “ninho da águia”, que servirá como ponto de encontro do grupo. Ao final , peça que todos recoloquem os galhos nos locais da mata de onde foram tirados.     
Fonte: Projeto Doces Matas . Brincando e aprendendo com a mata:  manual para excursões guiadas, 2002, Belo Horizonte, p. 77      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

dicas

Copiando a imagem das atividades Para copiar ou salvar as imagens das atividades siga os seguintes passos: 1- Clique sobre a imagem com o botão direito do mouse. 2- Irá aparecer uma caixa, clique em exibir imagem. 3- A imagem será ampliada, clique novamente sobre ela com o botão direito do mouse. 4- Irá aparecer uma nova caixa, clique em copiar a imagem ou salvar como. 5- Se copiar a imagem cole no Word. 6- Se salvar como, escolha um local no seu computador e salve.