terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Texto informativo: O Ciclo da madeira

CICLO DA MADEIRA
As árvores são muito importantes para a vida. Elas produzem frutos para nossa alimentação e dão abrigo e alimento para os animais das florestas. Nós aproveitamos a madeira das árvores para fazer lenha, construções, móveis, papel.
As árvores demoram para crescer. Elas levam anos até poderem ser cortadas. A madeira é a parte dura do tronco e dos galhos das árvores. Ela cresce em volta do miolo, formando anéis. Por eles é que podemos saber a idade de uma árvore, quando ela é cortada. Cada anel representa um ano de vida.
O aproveitamento da madeira das árvores começa com a derrubada, feita com machado ou serras elétricas. Os troncos são cortados em toras e levados para as serrarias, que muitas vezes ficam longe das florestas. Nas serrarias, as toras são cortadas em tábuas e depois empilhadas nos depósitos. Depois disso, a madeira é vendida e utilizada pelas construtoras, indústrias e móveis ou de papel.
Algumas indústrias plantam florestas inteiras de árvores, principalmente pinus e eucalipto, para não terem de florestas naturais. Mas este reflorestamento não é suficiente e não resolve o problema da derrubada de árvores e das queimadas ilegais, que continuam acabando com nossas florestas.
Adaptado do Jornal Folha de S. Paulo


1)    O texto fala sobre:
(a)  Como fazer o reflorestamento.
(b)  A importância da madeira para os animais.
(c)  A quantidade de queimadas contabilizadas no ano passado.
(d)  O ciclo de vida da madeira e sua importância.
2)    Como fazemos para saber a idade de uma árvore?
(a)  Contando os anéis que se formam nos galhos
(b)  Contando as raízes mais grossas.
(c)  Contando os anéis que se formam em volta do miolo.
(d)  Contando os anéis que se formam em volta do tronco.
3)    Por que o texto afirma que o reflorestamento não resolve o problema da derrubada?
(a) Porque as árvores de reflorestamento não fornecem uma boa madeira.
(b) Porque as árvores derrubadas ilegalmente são de reflorestamento.
(c) Porque mesmo preservando as florestas, com o reflorestamento, muitos ainda desmatam as florestas naturais.
(d) Porque mesmo com o reflorestamento, as florestas naturais são preservadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

dicas

Copiando a imagem das atividades Para copiar ou salvar as imagens das atividades siga os seguintes passos: 1- Clique sobre a imagem com o botão direito do mouse. 2- Irá aparecer uma caixa, clique em exibir imagem. 3- A imagem será ampliada, clique novamente sobre ela com o botão direito do mouse. 4- Irá aparecer uma nova caixa, clique em copiar a imagem ou salvar como. 5- Se copiar a imagem cole no Word. 6- Se salvar como, escolha um local no seu computador e salve.