terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Chega de caçar baleias- Texto informativo

Chega de caçar baleias!

A caça comercial de baleias dizimou as populações de baleias em todo o mundo. A caça ainda  existe, apesar destes animais estarem protegidos por dois acordos internacionais. O Japão e a Noruega continuam caçando-as em pequena escala e pressionando pela liberação da caça e do comércio dos produtos. O Japão
caça cerca de 440 baleias minke todos os anos nas águas do Santuário de Baleias Antártico, desobedecendo acordos internacionais sob a alegação de que está realizando 'caça científica'.

Mais de 2 milhões de baleias foram mortas neste século pela caça comercial. Em 1985, a Comissão Baleeira Internacional proibiu a caça comercial de baleias, mas nações como o Japão e Noruega continuam cometendo este crime.

O Greenpeace defende a continuidade da proibição da caça e do comércio de produtos derivados de baleias e, para isto, pressiona pela criação do Santuário Global para todas as espécies de baleias do Planeta. Esta grande área de proteção pode ser conseguida através da criação de santuários regionais, como o Santuário de Baleias no Atlântico Sul, uma proposta do governo brasileiro, que já tem o apoio de países como a Nova Zelândia, Austrália, Inglaterra e Estados Unidos.

                                                                          Copyright © 1998 - 2007 Greenpeace Brasil.
Interpretando:
1)    Que ONG publicou este texto na internet?
2)    Existe algum tipo de acordo internacional que proteja as baleias?
3)    Você acha isso importante?
4)    Você já viu uma baleia? Escreva o que sabe ou o que viu.
5)    Você sabe o que significa Internacional? Escreva se sabe.
6)    Por volta de quantas baleias foram mortas no século XX?
7)    Quais os países que teimam em não acatar decisões sobre a preservação das baleias?
8)    Qual o país continua caçando baleias sob a alegação de “caça científica”?
9)    O que você entende por “caça científica”?
10)  Retire do texto seis substantivos próprios.
11)  Reescreva o último parágrafo na primeira pessoa do singular.

Profª Márcia Alexandra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

dicas

Copiando a imagem das atividades Para copiar ou salvar as imagens das atividades siga os seguintes passos: 1- Clique sobre a imagem com o botão direito do mouse. 2- Irá aparecer uma caixa, clique em exibir imagem. 3- A imagem será ampliada, clique novamente sobre ela com o botão direito do mouse. 4- Irá aparecer uma nova caixa, clique em copiar a imagem ou salvar como. 5- Se copiar a imagem cole no Word. 6- Se salvar como, escolha um local no seu computador e salve.