sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Um plano perfeito - Interpretação 4/5ºanos

UM PLANO PERFEITO

- Seu desgraçado! O que você foi fazer? A Isa teve zero!

- Teve zero! Não diga!

- Como é que você foi me aprontar essa? Fui falar com a Isa e levei uma bofetada, na frente de toda a turma. Foi a maior vergonha. Agora eu vou ter de mudar de escola! A minha reputação está arrasada!

- Lá vem você com essa tal de reputação!

- Eu tive oito. Como é que a Isa teve zero?

- Vai ver ela não entendeu a cola…

- Cachorro! Você passou cola errada pra ela! Só pra acabar comigo!

- Sabe, Vinícius? Eu estava mesmo a fim de fazer o que você me pediu. Só que eu não conhecia a Isa direito. Foi chegar lá, ver aquela gatinha… Depois sentar atrás dela… Aquele perfume, aquele cabelo solto, ela passando os dedinhos pelos cabelos, pensando… aí eu não resisti…

- Cachorrão! Irmão desnaturado! Você entrou na da Isa!

- É … acho que entrei mesmo… De cabeça.

- Mas se você entrou na dela, por que foi passar cola errada? Está fora de lógica literária de novo. Se você entrou nesse "amor de perdição", devia é ter ajudado!

- Pensei nisso, Vinícius. Pensei bastante. Mas, se eu tivesse ajudado a Isa, aí sim é que eu não teria jeito de ganhar a garota. Você se esquece que, naquele momento, eu era você? Se eu tivesse feito ela tirar oito, do jeito que eu fiz você tirar, ela ficaria agradecida a você, não a mim…

- Cachorrão! Cachorrão e burro. E o que você ganhou fazendo ela tirar zero e arrasando a minha reputação na frente de todo mundo?

- O meu plano foi perfeito, Vinícius. A Isa ficou definitivamente furiosa com você. Depois da bofetada, eu fui encontrá-la e ela estava chorando de raiva. Daí bastou consolá – la, enxugar as lagriminhas dela no meu ombro e prometer ajudá-la a estudar matemática. Com um professor como eu, ela não vai ficar de recuperação. Pode crer.

- Canalha! Irmão ou não, vou quebrar a sua cara!

- Não vai não.

- Não vou? Por quê?

- Porque o conto já acabou.

Carlos Queiroz Telles. Sete Faces da família, contos. Org. por Márcia Kupts, 1. Ed. São Paulo, Moderna. P. 77-8. Coleção Veredas)

INTERPRETAÇÃO

1. Por que Vinícius ficou furioso com seu irmão?

2. Além de perder a namorada, Vinícius acha que a sua reputação está arrasada. Por quê?

3. Por que o plano do irmão de Vinícius foi perfeito?

4. Por que, mesmo tirando zero na prova, Isa não vai ficar de recuperação em Matemática?

5. Observe trecho:

"Você se esquece que, naquele momento, eu era você"?

A que momento o autor se refere?

6. Como você consideraria a atitude do irmão de Vinícius?

a) Inteligente

b) Astuta

c) Desleal

d) Romântica

Justifique seu ponto de vista.



 
Obs: Esse texto contem 1 palavrão e apresenta discussão entre irmãos, é interessante o professor levantar essas questões com alunos, fazendo-os refletir sobre tais fatos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

dicas

Copiando a imagem das atividades Para copiar ou salvar as imagens das atividades siga os seguintes passos: 1- Clique sobre a imagem com o botão direito do mouse. 2- Irá aparecer uma caixa, clique em exibir imagem. 3- A imagem será ampliada, clique novamente sobre ela com o botão direito do mouse. 4- Irá aparecer uma nova caixa, clique em copiar a imagem ou salvar como. 5- Se copiar a imagem cole no Word. 6- Se salvar como, escolha um local no seu computador e salve.