sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Organizando parágrafos e pontuações


Leia esse trecho do conto sobre a Morte, da versão escrita por Câmara Cascudo e reescreva-a organizando o diálogo.


O médico foi perguntando pela vida dos amigos e conhecidos e vendo o estado das vidas. Até 
que lhe palpitou perguntar pela sua. A Morte mostrou um cotoquinho no fim. Virgem Maria! Essa 
é que é a minha? Então eu estou, morre-não-morre! A Morte disse Está com horas de vida e por 
isso eu trouxe você para aqui como amigo, mas você me fez jurar que voltaria e eu vou levá-lo 
para você morrer em casa. O médico quando deu acordo de si estava na sua cama rodeado pela 
família. Chamou a comadre e pediu Comadre, me faça o último favor. Deixe eu rezar um PadreNosso. Não me leves antes. Jura? Juro prometeu a Morte. O homem começou a rezar PadreNosso que estás no céu... e calou-se. Vai a Morte e diz Vamos, compadre, reze o resto da oração! 
Nem pense nisso, comadre! Você jurou que me dava tempo de rezar o Padre-Nosso, mas eu não 
expliquei quanto tempo vai durar minha reza. Vai durar anos e anos... A Morte foi-se embora, zangada pela sabedoria do compadre.
Informante: João Monteiro (Natal, RN). Em: CASCUDO, Luís da Câmara. Contos tradicionais do Brasil. Belo Horizonte/São Paulo: Itatiaia/Editora da Universidade de São Paulo, 1986. Reconquista do Brasil, 2ª série, 96 (adaptado para 
fins didáticos).
Disponível em: http://www.jangadabrasil.com.br/novembro27/im27110b.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

dicas

Copiando a imagem das atividades Para copiar ou salvar as imagens das atividades siga os seguintes passos: 1- Clique sobre a imagem com o botão direito do mouse. 2- Irá aparecer uma caixa, clique em exibir imagem. 3- A imagem será ampliada, clique novamente sobre ela com o botão direito do mouse. 4- Irá aparecer uma nova caixa, clique em copiar a imagem ou salvar como. 5- Se copiar a imagem cole no Word. 6- Se salvar como, escolha um local no seu computador e salve.