quarta-feira, 24 de agosto de 2011

A formiga e o grão de trigo - Fábula com interpretação textual


A FORMIGA E O GRÃO DE TRIGO


Durante a colheita, um grão de trigo caiu no solo. Ali ele esperou que a chuva o enterrasse.
Então surgiu uma formiga que começou a arrastá-lo para o formigueiro.
Por favor, me deixe em paz! – protestou o grão de trigo.
Mas precisamos de você no formigueiro disse a formiga se não tivermos você para nos alimentar, vamos morrer de fome no inverno.
Mas eu sou uma semente viva reclamou o trigo. não fui feito para ser comido.
Eu devo ser enterrado no solo para que uma nova planta possa crescer a partir de mim.
Talvez disse a formiga –, mas isso é muito complicado para mim. E continuou a arrastar o trigo.
Ei, espere disse o trigo. Tive uma idéia. Vamos fazer um acordo!
– Um acordo? – perguntou a formiga.
– Isso mesmo. Você me deixa no campo e, no ano que vem, eu lhe dou cem grãos.
Você está brincando disse a formiga, descrente.
Não, eu lhe prometo cem grãos iguais a mim no próximo ano.
Cem grãos de trigo para desistir de apenas um? disse a formiga, desconfiada. – Como você vai fazer isso?
 Não  me  pergunte   respondeu  o  trigo  –,  é  um  mistério  que  não  sei  explicar. Confie em mim.
– Eu confio em você – disse a formiga, que deixou o grão de trigo em seu lugar.
E, no ano seguinte, quando a formiga voltou, o trigo tinha mantido sua promessa.

FÁBULAS do mundo todo: 

01.  O grão de trigo caiu no solo esperando que

(A)    a formiga o levasse para o formigueiro.
(B)    outros grãos de trigo fossem procurá-lo.
(C)    o vento o levasse para longe dali.
(D)    a chuva o enterrasse.



02.  O desentendimento entre os personagens da história inicia quando

(A)    o grão de trigo cai no solo.
(B)    o trigo diz que é uma semente viva.
(C)    a formiga começa a arrastar a semente.
(D)    a formiga aceita fazer um acordo com o trigo.



03.  Quando a formiga diz ao trigo “você está brincando”, ela

(A)    acredita que o grão vai cumprir o acordo.
(B)    desconfia da promessa do grão.
(C)    está se divertindo com a situação.
(D)    está propondo ao trigo uma brincadeira.


SARESP 2005 – tarde – 4a  série EF                                                                                                                                                    5


04.  A formiga resolve deixar o grão em seu lugar porque

(A)    ele lhe promete cem grãos de trigo.
(B)    já tem comida suficiente no formigueiro.
(C)    quer o grão como amigo.
(D)    sente pena dele.





05.


Quando  o  autor  diz  que  “o  trigo  tinha  mantido  sua  promessa”,  podemos  entender
que o trigo



(A)    germinou e se tornou uma planta que gerou outros grãos de trigo.
(B)    ficou rico e comprou cem grãos para dar à formiga.
(C)    tinha permanecido o tempo todo em seu lugar à espera da formiga
(D)    roubou cem grãos da plantação vizinha.



06.  Esta história trata principalmente de um acordo baseado em:

(A)    trapaça e mentira.
(B)    confiança e fidelidade.
(C)    amizade e companheirismo.
(D)    desconfiança e engano.

2 comentários:

  1. sou professora vou passar essa para os meus alunos

    ResponderExcluir
  2. Cara professora anônima, fico feliz em ser útil, esse é meu principal objetivo dos meus blogs, ser útil para meus colegas de profissão, professores e educadores

    ResponderExcluir

dicas

Copiando a imagem das atividades Para copiar ou salvar as imagens das atividades siga os seguintes passos: 1- Clique sobre a imagem com o botão direito do mouse. 2- Irá aparecer uma caixa, clique em exibir imagem. 3- A imagem será ampliada, clique novamente sobre ela com o botão direito do mouse. 4- Irá aparecer uma nova caixa, clique em copiar a imagem ou salvar como. 5- Se copiar a imagem cole no Word. 6- Se salvar como, escolha um local no seu computador e salve.