terça-feira, 7 de junho de 2011

Texto discurso direto


A vidraça
      
       ___ Oi, dona Laura!
         ____ Oi, Zezinho!
         ____ Dona Laura, eu preciso de um favor.
         ____ Pois não.
         ____ Sabe, o que é? Preciso entrar em sua casa. Quer dizer no seu quintal.É para apanhar minha bola que caiu lá.
         ____Ah, foi?
         ___ Foi. E aconteceu um pequeno acidente.
         ___ Acidente?
         ___ Ao cair, sem querer, minha bola acertou sua vidraça nos fundos, dona Laura. E quebrou.
         ___ Minha vidraça, Zezinho?
         ___ Mas pode ter certeza que foi sem querer. Minha bola não costuma fazer essas coisas.
         ___ Sem querer, não foi?
         ___ Sei como a senhora deve estar sentindo, dona Laura. Posso pegar minha bola?
         ___ Não. Você só pega minha bola depois que seus pais pagarem minha vidraça.
         ___ Não precisa envolver meus pais nessa história, dona Laura. Eu mesmo vou pagar a vidraça.
         ___ Você?
         ___Vou. Mas antes preciso pegar a bola.
         ___ De jeito nenhum. A bola não sai daqui, enquanto você não pagar a vidraça.
         ___ Tem que sair, dona Laura.
         ___ Não sai.
         ___ Então não posso pagar a vidraça.
         ___ Essa eu não entendi, Zezinho.
         ___ Para pagar sua vidraça, dona Laura, vou ter que vender minha bola.


                                                                                Luiz Pimentel.


8 comentários:

  1. O texto é legal, mas tem uns dois erros de ortografia, e são bem graves em... Rs , mesmo assim, me ajudou muito !

    ResponderExcluir
  2. Será que tem erros de ortografia? Li e não encontrei nenhum, lembre-se esse texto está em linguagem coloquial,que representa a linguagem falada no dia a dia...

    ResponderExcluir
  3. Também não encontrei nenhum erro ortográfico.

    ResponderExcluir
  4. Gente..... Isso é uma crônica, portanto, a linguagem é coloquial, do dia a dia, o apanhar, retrata a fala do garoto, como ele fala. A LINGUAGEM UTILIZADA NESSE TEXTO NÃO É A NORMA CULTA,PADRÃO... PORQUE ESSE NÃO É OBJETIVO DO TEXTO ESCRITO PELO LUIZ PIMENTEL.VAMOS ESTUDAR E CONHECER UM POUCO MAIS O GÊNERO CRÔNICA PESSOAL?

    ResponderExcluir
  5. Amei seu blog! Muito criativo. Obrigada por compartilhar conosco suas ideias.

    ResponderExcluir
  6. obrigada pelo texto muito legal
    parabens

    ResponderExcluir

dicas

Copiando a imagem das atividades Para copiar ou salvar as imagens das atividades siga os seguintes passos: 1- Clique sobre a imagem com o botão direito do mouse. 2- Irá aparecer uma caixa, clique em exibir imagem. 3- A imagem será ampliada, clique novamente sobre ela com o botão direito do mouse. 4- Irá aparecer uma nova caixa, clique em copiar a imagem ou salvar como. 5- Se copiar a imagem cole no Word. 6- Se salvar como, escolha um local no seu computador e salve.