segunda-feira, 6 de junho de 2011

história - O mundo que os europeus não conheciam


Texto: O mundo que os europeus conheciam
As mudanças ocorridas com o desenvolvimento do comércio e das cidades da Europa trariam ainda muitas outras mudanças para o continente. Uma delas seria a buscas de novos mercados que pudessem ao mesmo tempo, fornecer matérias primas e produtos rentáveis, para serem comercializados e consumir mercadorias produzidas na Europa .
Esse movimento levaria os europeus a explorar outros mares e outras terras.
Os europeus passaram a usar novos produtos trazidos do Oriente, como gengibre, pimenta, canela, cravo- da- índia, óleo de arroz, açúcar , figos, tâmaras e amêndoas. Tapetes vieram substituir a palha e o junco, usados para forrar o chão dos castelos. As sedas e os brocados modificaram as vestimentas, e espelhos de vidro substituíram os discos de metal polido usado até então.
Muitos desses produtos eram caros e difíceis de ser comprados. Por isso, alguns deles tornaram-se conhecidas por especiarias – é o caso, por exemplo, da pimenta e do gengibre.
O modo de vida dos mercadores não estava fundamentada na agricultura ou na posse da terra, mas no comércio e no dinheiro. De maneira geral, eles utilizavam como rota comercial as antigas estradas romanas. Transportavam seus bens em caravanas de animais de carga e,muitas vezes, viajavam protegidos contra assaltos. À medida que o comércio expandia, formava-se novas vilas e cidades, mas levar mercadorias de regiões distantes para serem comercializadas na Europa era uma empreitada, ás vezes muito difícil .
Observe o mapa com atenção, e tenha uma visão ampla do quanto era limitado o mundo que os europeus conheciam, o quanto ainda era grande os territórios a serem explorados e conhecidos.
Curiosidades - IMAGINE SÓ...
SE UMA VIAGEM DESSAS NOS TEMPOS DE HOJE CUSTASSE 50.000 REAIS , MAS COM O LUCRO , DE 6000% DAS VENDAS NA EUROPA OS PORTUGUESES SAIRIAM LUCRANDO 3.000.000,00 ( TRÊS MILHÕES DE REAIS), SENDO ASSIM ERA MUITO VANTAJOSO PARA PORTUGAL INVESTIR NAS GRANDES NAVEGAÇÕES.

Um comentário:

  1. seu blog está maravilhoso!!!é dificil encontrar blogs com bons conteudos para professores e etc. como o seu pode contar com a minha presença aqui viu.parabens e continue com esses conteudos maravilhosos pois eu preciso muito!amei as ovelhinhas...

    ResponderExcluir

dicas

Copiando a imagem das atividades Para copiar ou salvar as imagens das atividades siga os seguintes passos: 1- Clique sobre a imagem com o botão direito do mouse. 2- Irá aparecer uma caixa, clique em exibir imagem. 3- A imagem será ampliada, clique novamente sobre ela com o botão direito do mouse. 4- Irá aparecer uma nova caixa, clique em copiar a imagem ou salvar como. 5- Se copiar a imagem cole no Word. 6- Se salvar como, escolha um local no seu computador e salve.