quinta-feira, 9 de junho de 2011

FÁBULA : O RATINHO, O GATO E O GALO COM SUGESTÃO DE PRODUÇÃO TEXTUAL



O Ratinho, o Gato e o Galo



Monteiro Lobato

            Certa manhã, um ratinho saiu do buraco  pela primeira vez. Queria conhecer o mundo e travar relações com tanta coisa bonita de que falavam seus amigos. Admirou a luz do sol, o verdor das árvores, a correnteza dos ribeirões, a habitação dos homens. E acabou penetrando no quintal duma casa da roça.
— Sim senhor! É interessante isto!
Examinou tudo minuciosamente, farejou a tulha de milho e a estrebaria. Em seguida, notou no terreiro um certo animal de belo pelo, que dormia sossegado ao sol.
Aproximou-se dele e farejou-o, sem receio nenhum. Nisto, aparece um galo, que bate as  asas e canta. O ratinho, por um triz, não morreu de susto. Arrepiou-se todo e disparou como um raio para a toca. Lá contou à mamãe as aventuras do passeio.
— Observei muita coisa interessante  — disse ele  — Mas nada me impressionou tanto como dois animais que vi no terreiro. Um de pelo macio e ar bondoso seduziu-me logo. Devia ser um desses bons amigos da nossa gente, e lamentei que estivesse a dormir, impedindo-me de cumprimentá-lo. O outro… Ai, que ainda me bate o coração! O outro era um bicho feroz,  de penas amarelas, bico pontudo, crista vermelha e aspecto ameaçador. Bateu as asas barulhentamente, abriu o bico e soltou um có-ri-có-có tamanho que quase caí de costas. Fugi. Fugi com quantas pernas tinha, percebendo que devia ser o famoso gato, que tamanha destruição faz no nosso povo.
A mamãe rata assustou-se e disse:
— Como te enganas, meu filho! O bicho de pelo macio e ar bondoso é que é o terrível gato. O outro, barulhento e espaventado, de olhar feroz e crista rubra, filhinho, é o galo, uma ave que nunca nos fez mal. As aparências enganam.Aproveita, pois, a lição e fica sabendo que: Quem vê cara não vê coração.



1)    Leia a fábula com muita atenção, em seguida circule as palavras bonitas que o autor utilizou, para  torná-la um texto bem escrito, copie-as em seu caderno, justificando porque você achou que elas estão bem escritas.

PRODUÇÃO TEXTUAL

BASEANDO-SE NA FÁBULA O RATINHO, O GATO E O GALO E NAS PALAVRAS BONITAS, INVENTE UMA NOVA FÁBULA BEM ESCRITA TROCANDO OS PERSONAGENS PARA O  COELHO, O CAVALO E O GAVIÃO.
Dicas: LEMBRE-SE O COELHO É UM ANIMAL FRÁGIL, O CAVALO É GRANDE, VEGETARIANO , SUA VOZ É UM RELINCHO ALTO, ENQUANTO O GAVIÃO APARENTEMENTE SEJA UMA AVE INOFENSIVA, É CARNÍVORO , SUAS GARRAS SÃO AFIADAS, É MUITO ÁGIL , SEUS VÔOS SÃO RASANTES, SENDO PORTANTO, MUITO FÁCIL APANHAR SUAS PRESAS

















Nenhum comentário:

Postar um comentário

dicas

Copiando a imagem das atividades Para copiar ou salvar as imagens das atividades siga os seguintes passos: 1- Clique sobre a imagem com o botão direito do mouse. 2- Irá aparecer uma caixa, clique em exibir imagem. 3- A imagem será ampliada, clique novamente sobre ela com o botão direito do mouse. 4- Irá aparecer uma nova caixa, clique em copiar a imagem ou salvar como. 5- Se copiar a imagem cole no Word. 6- Se salvar como, escolha um local no seu computador e salve.